Fibromatose plantar

A doença de Ledderhose  ou fibromatose plantar é uma tumoração benigna no arco do pé. Ela se desenvolve na fáscia plantar, que é um tecido fibroso e grosso na parte inferior dos pés. Este tecido cobre a área do seu calcanhar até os dedos dos pés e estabiliza o arco do pé

Fibromatose é uma doença de etiologia desconhecida caracterizada por proliferação exagerada de tecido conjuntivo e produção de grandes quantidades de fibras colágenas espessas que formam massas irregulares ou nódulos. A presença da fibromatose plantar  deverá alertar para a possível coexistência de outras fibromatose superficiais, especialmente as doenças de Dupuytren (mão) e de Peyronie (pênis).

Os pacientes com Doença de Ledderhose apresentam uma variedade de apresentações, desde a não percepção de dor até nódulos dolorosos que prejudicam a locomoção adequada ou comprimem estruturas vizinhas. Pacientes podem notar dificuldade em ficar em pé, andar ou usar sapatos quando os nódulos se tornam grandes.

A doença é mais comum no sexo masculino e surge habitualmente na meia idade num só pé, ocorrendo bilateralmente em 25-50% dos casos. A fibromatose plantar superficial pode crescer gradualmente e, na maioria dos casos, a progressão é limitada.

O mecanismo exato da patogênese ainda não está estabelecido, podendo estar associado a vários fatores genéticos e ambientais como o trauma de repetição, a doença hepática alcoólica, a Diabetes Mellitus, a utilização de anticonvulsivantes e doença familiar

Os tratamentos iniciais incluem opções conservadoras, como modificações de calçado,  uso de palmilhas específicas, a infiltração local com corticoides, o uso de medicações orais, fisioterapia e a redução de peso  Nas fases mais avançadas, em que os nódulos são muito dolorosos e interferem com a marcha, o tratamento de eleição é o cirúrgico o qual consiste na realização de fasciectomia com excisão dos nódulos.

Cisto sinovial

O cisto sinovial no pé, também chamado de cisto gangliônico, tem uma grande ocorrência nesta região. Ele corresponde a uma pequena bolsa cheia de líquido ou muco que se desenvolve sobre um tendão ou articulação, que comumente ocorre na parte superior do pé. O seu conteúdo consiste em líquido sinovial, que é o líquido que banha os tendões e articulações, facilitando o movimento.

O cisto é uma condição benigna, que normalmente se apresenta abaixo da pele, podendo ou não ser dolorosa. A sua consistência costuma ser macia, mas com o tempo pode se tornar mais firme ao toque. O tamanho e a localização podem mudar com a atividade, e pode até mesmo desaparecer, recorrendo após algum tempo.

Causas do Cisto Sinovial no Pé

Como é o diagnóstico do Cisto Sinovial no Pé

O diagnóstico é clínico!

Na maior parte das vezes, é possível identificar a lesão através do exame físico, entretanto, com o auxílio dos exames de imagem, conseguimos identificar com mais precisão o tamanho e localização do cisto, assim como as sua relação com outras estruturas. O ultrassom e a ressonância são as melhores opções nesse sentido.

Tratamentos

Quando a massa não estiver causando dor e for relativamente pequena, seu médico provavelmente irá propor um tratamento conservador, através de observação e acompanhamento, através da monitorização da lesão.

Quando há dor, limitação de movimento ou dificuldade em usar calçados, o tratamento com intervenção pode estar indicado. A forma menos invasiva de tratamento intervencionista é a aspiração ou drenagem do cisto. A área é anestesiada com anestésico local e uma agulha de grande calibre é usada para remover o conteúdo.

Muitas vezes um corticosteroide ou algum agente esclerosante pode ser injetado para reduzir a probabilidade de recorrência. Embora possam ser eficazes, os cistos sinoviais submetidos a esse tipo de tratamento podem reaparecem. Dependendo do tamanho e da localização do cisto, a cirurgia para remoção pode ser uma opção apropriada! Além do pé, diferentes tipos de cistos podem surgir em outras regiões do corpo, como na mão ou joelho, por exemplo.

Este procedimento é realizado normalmente nos centros cirúrgicos, com uma taxa de sucesso significativamente maior do que uma aspiração, embora complicações relacionadas ao procedimento cirúrgico possam ocorrer.

Apesar de ser benigno na grande maioria das vezes, é importante que o paciente seja devidamente avaliado por um profissional médico, pois apesar de raro, um cisto pode representar uma condição mais séria, como patologias cancerosas por exemplo.

Ressecção de nodulação em planta do pé esquerdo