A síndrome do túnel do tarso é a dor nos tornozelos, pés e, algumas vezes, dedos, causada pela compressão ou lesão do nervo que liga o calcanhar e a sola (nervo tibial).

O nervo tibial percorre a parte posterior da panturrilha pelo canal fibroso (túnel do tarso) próximo ao calcanhar e até a sola dos pés. Quando os tecidos ao redor do túnel do tarso ficam inflamados, eles podem inchar e pressionar o nervo (compressão de nervo), causando a dor.

Causas

Sintomas da síndrome do túnel do tarso

O sintoma mais comum da síndrome do túnel do tarso é dor, geralmente caracterizada como queimação ou formigamento, que pode ocorrer quando a pessoa fica em pé, anda ou utiliza um tipo específico de calçados. A dor localizada ao redor do tornozelo (geralmente no lado interno) e que se estende para os dedos geralmente piora ao andar e melhora com repouso. Conforme a doença progride, a dor também pode ocorrer durante o repouso.

Diagnóstico da síndrome do túnel do tarso

Para diagnosticar a síndrome do túnel do tarso, o médico manipula o pé afetado durante um exame físico. Por exemplo, golpear a área lesionada ou comprimida logo abaixo do osso do tornozelo muitas vezes causa formigamento (fenômeno chamado sinal de Tinel), que pode se estender até o calcanhar, arco ou dedos dos pés.

Estudos de condução nervosa podem ser úteis para determinar a causa ou extensão da lesão, especialmente se uma cirurgia nos pés estiver sendo considerada.

Tratamento da síndrome do túnel do tarso

As injeções de mistura de corticosteroide/anestésico ou ácido hialurônico na área afetada podem aliviar a dor. Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINE) podem ser usados inicialmente e podem aliviar alguns sintomas.

Outros tratamentos incluem enfaixar os pés e colocar dispositivos especialmente projetados nos calçados (órteses).

Quando outros tratamentos não aliviam a dor, pode ser necessária uma cirurgia para diminuir a pressão sobre o nervo.

Tratamento cirúrgico em paciente com cisto no túnel do tarso

Fig 1. Local de incisão na pele
Fig 2. Nodulação em túnel do tarso em íntimo contato com nervo tibial
Fig 3. Após retirada da lesão. Nervo tibial
Fig 4. Após retirada da lesão. Vasos do túnel do tarso (árteria e veia tibial posterior)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *