Introdução

Os pés vão mudando ao longo do tempo. A atrofia muscular e a diminuição da quantidade de gordura inerentes ao envelhecimento humano também ocorrem nesta região. Com isso, a atrofia do coxim gorduroso diminui a capacidade de absorção de impacto, determinando um pé menos flexível com menor poder de adaptação. Essas novas características podem tornar esses pés mais susceptíveis a dores e calosidades. Um calçado ideal para o idoso é fundamental para combater ou prevenir futuros problemas.

O calçado ideal para o idoso | Dr. Rodrigo Macedo

Quais são os problemas mais comuns apresentados pelos pés dos idosos?

Alguns estudos mostram que cerca de 80% dos idosos têm alguma queixa relacionada aos pés, e o uso de sapatos indevidos nessa população pode ser considerado fator desencadeante ou contribuinte para perpetuar os sintomas. As principais  patologias relacionadas são:

Como identificar se um calçado é ou está inadequado?

Os principais sinais de que o indivíduo, incluindo o idoso, está utilizando um calçado inadequado são:

Hiperemia | Dr. Rodrigo Macedo

Imagem demonstrando hiperemia (vermelhidão) na zona lateral do antepé de um indivíduo após usar o calçado. Isso indica que há algum tipo de compressão nessa região pelo calçado.

Região Plantar do Pé | Dr. Rodrigo Macedo

Imagem da região plantar do pé de um paciente, demonstrando o surgimento de áreas de espessamento da pele, com formação de calosidades. Isso em geral, ocorre devido a localização de sobrecarga pressórica nessas regiões, e muitas vezes os calçados estão envolvidos nessa biomecânica.

Então, qual seria o calçado ideal para o idoso?

Em primeiro lugar, independente do indivíduo ser idoso ou não, deve-se RESPEITAR O FORMATO DOS PÉS. Apesar dessa ser uma característica individual, a maioria das pessoas possuem pés com um formato mais retangular e, nesse sentido, os calçados de ponta fina comprimem a região anterior dos pés, causando uma série de problemas como calosidades, dedos em garra ou hálux valgo (Joanete).

O calçado ideal para o idoso | Dr. Rodrigo Macedo

Foto demonstrando um calçado de bico fino, utilizado por uma paciente com os pés em formato retangular. Nesse caso, os pés mais largos que a câmara anterior do calçado, levam a compressão dos dedos e dor nesses locais.

Calçados com SALTOS DISCRETOS, inclusive os masculinos, ajudam na proteção do calcâneo, pois nessa região ocorre atrofia do coxim gorduroso. Além disso, reduzem a tensão da cadeia muscular posterior, reduzindo as dores no tendão de aquiles por exemplo.

Calçado com pequeno salto para idoso | Dr. Rodrigo Macedo

Calçado com pequeno salto, cerca de 0,5cm a 1cm já são suficientes para realizar esse papel.

SOLADOS MAIS FIRMES dissipam forças decorrentes da mecânica da marcha no próprio solado, protegendo o pé de dores, principalmente na região anterior. Essa característica aumenta a estabilidade da marcha e reduz as pressões na região anterior do pé, melhorando os quadros relacionados a metatarsalgia.

Calçado com solado firme para idoso | Dr. Rodrigo Macedo

Exemplo de calçado com solado firme, com capacidade de inibir a última etapa da marcha (desprendimento), reduzindo as pressões na região plantar e anterior do pé.

Calçados AJUSTÁVEIS E FECHADOS são preferíveis, pois são capazes de oferecer maior proteção, principalmente em um pé mais frágil e que as vezes por conta de doenças como diabetes podem ter diminuição da sensibilidade. A presença do VELCRO ajuda nesse ajuste ao pé, uma vez que além da fragilidade no pé os idosos já têm alguma rigidez articular, inclusive nas mãos, e diminuição da acuidade visual, e nesse sentido os fechamentos sem nós facilitam a colocação e adaptação dos calçados.

Entre os calçados abertos, os TIPO “PAPETE“ são aqueles que oferecem maior proteção, pois o seu solado firme e emborrachado auxilia na absorção dos impactos, além de possuírem a capacidade de serem ajustáveis de forma mais adequada aos pés. Chinelos, são extremamente perigosos pois são instáveis e a coordenação motora e o equilíbrio dos idosos pode já não ser muito eficiente.

Modelo facilita muito a adaptação e ajuste do calçado nos pés dos idosos

Calçado tipo papete com fechamento em velcro, esse modelo facilita muito a adaptação e ajuste do calçado nos pés dos idosos.

É importante tomar todos esses cuidados, pois um calçado inadequado pode influenciar negativamente na qualidade de vida do idoso. Calçados mais firmes e estruturados com as características já citadas, protegem das dores além de diminuírem a probabilidade de quedas e tombos que podem, sem dúvida alguma, levar a desfechos desfavoráveis nesta idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *