Você sabe o que é fascite plantar? Primeiro, é preciso entender o que é a fáscia plantar: é uma região do pé composta de tecido fibroso que vai desde o osso do calcanhar até os dedos dos pés. Esse tecido é recoberto de gordura para absorver o impacto sobre a arcada plantar quando pisamos

Uma das causas mais comuns de dor nas solas dos pés, essa doença é popularmente conhecida como esporão do calcâneo. Afeta entre 3,6 a 7,0% da população, principalmente os 40 e os 60 anos de idade, sendo distribuída igualmente entre os sexos feminino e masculino. A fascite plantar é na maioria dos casos unilateral, afetando tanto o calcanhar esquerdo como o direito. Entretanto pode ocorrer de forma simultânea em cerca de um terço dos casos.

Pacientes que desenvolvem fascite plantar costumam também:

O diagnóstico é dado clinicamente, através da coleta de uma história detalhada associado a um exame físico minucioso. Eventualmente alguns exames subsidiários, tais como ultrassonografia, raios-X, cintilografia ou ressonância magnética, podem ser necessários, principalmente em casos refratários.

Os pilares do tratamento encontram-se em alongamentos específicos da cadeia posterior, calçados adequados, perda de peso e medicações para alívio da dor, associado a modificações no estilo de vida. Menos de 5% dos pacientes podem não responder as medidas iniciais, e podem necessitar de alguma outra terapia, como por exemplo ondas de choque ou intervenção cirúrgica.

A fisioterapia é bastante eficaz para melhorar o alongamento da fáscia plantar e também ajudar a reduzir a dor, então pode ser que o ortopedista especialista em pé e tornozelo encaminhe o paciente para o profissional fisioterapeuta durante o tratamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *